SAL 2025: em 2ª edição, evento reune setor de alimentos de Santa Cruz do Rio Pardo

Dividido em dois módulos, evento que congrega o setor de alimentos de

Santa Cruz do Rio Pardo tem como missão reunir produtores

do agro, indústria, comércio e gastronomia para promover negócios,

troca de ideias, reflexões e aprendizado

O Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, comemorado em 18/06, será novamente realizado com muita informação e conhecimento em Santa Cruz do Rio Pardo, porém, com um dia de antecedência. Com uma programação que deverá durar 12 horas, o Santa Cruz Alimenta – SAL – 2025 vai reunir todo o setor produtivo – agro, indústria, comércio e gastronomia, numa jornada repleta de troca de informações, conhecimento e fomento a parcerias e negócios.

Programado para dia 17/06 , uma terça-feira, o evento inteiramente das 13h às 18h, o SAL Gastronomia , com palestra, troca de ideias, feira de negócios e aulas de gastronomia com pratos produzidos a partir de ingredientes locais.

O destaque fica pela conta da presença do chef Arthur Sauer , que traz sua rica experiência para os participantes.

À noite, a partir das 18h30 o evento que segue até às 23h envolve o Seminário SAL , com rodas de conversas sobre sustentabilidade, oscilação de mercado e uma palestra sobre tendências do setor, com o especialista em Foodservice, Sérgio Molinari .

Com apoio da prefeitura e patrocínio das maiores empresas da cidade – Guacira, São João Alimentos, Special Dog, Santa Massa e Solito, o SAL 2025 terá entrada gratuita para profissionais que atuam no setor, além de abrir espaço para estudantes de cursos técnicos e universitários conectados com a produção de alimentos, tanto com o agro, quanto com a indústria, o comércio e a gastronomia.

O destaque do SAL Gastronomia fica por conta de uma agenda focada na importância do padrão de produção na gastronomia, tema do painel de debate envolvendo produtor rural, pequena indústria, restaurante e o SEBRAE.

Também prevê aulas práticas com produtos locais e muita troca de informações e rede com intervalos regados a amostragem de produtos de empresas patrocinadas e convidadas, degustações e sorteios.

A presença do chef Arthur Sauer será o ponto alto, com direito a degustação do prato criado especialmente para o evento.

A presença de personalidades relevantes do setor de gastronomia e do mercado de alimentos é fruto do apoio da Prefeitura Municipal da cidade, que participa da programação com o lançamento do 3º Festival Santa Gastronomia – Origens , evento municipal de grande sucesso programado para o terceiro domingo do mês de agosto.

Além de abrir as inscrições para empreendedores da gastronomia concorrerem a uma vaga no festival durante o SAL 2025, o festival também pontuará candidatos que participarem do evento.

Para o Seminário SAL , estão programados painéis de debate reunindo executivos e produtores rurais para abortar temas importantes, como a introdução de práticas sustentáveis no agro, na indústria e no comércio, e o desafio de atuar em mercados de grande volatilidade. Também as tendências do setor serão tema de palestra, com um dos maiores especialistas no assunto, Sérgio Molinari, professor sobre o tema na ESPM e dono de um canal que aborta a questão no Youtube.

Network e sabor O SAL 2025 traz para o público exposição e amostragem de produtos das grandes marcas da cidade, com distribuição de amostras e troca de informações.

O setor agro e de pequenas empresas artesanais também terá espaço na grande mesa de produtos locais, especialmente do SAL, cujos itens são sorteados no final do evento.

Entre os principais expositores estão marcas que se destacam nos seus respectivos nichos de mercado, como Special Dog Company (pet food), São João Alimentos (arroz, feijão, açúcar e outros grãos), Guacira Alimentos (arroz, azeite, sal, palmito e mais uma dúzia de produtos), Santa Massa (pão de alho, cebola, peperoni e doce de leite, além de torresmos e farofas) e Solito (arroz, feijão, farinhas farofas e linha pet food).

Acesso gratuito para todo o setor – O público estimado é de produtores rurais e artesanais, colaboradores das empresas do setor, estudantes e empreendedores do setor gastronômico da cidade e da região.

Para se inscrever gratuitamente, basta ter um vínculo com o setor de alimentos (agro, comércio ou indústria) seja na área produtiva ou de formação.

As vagas são limitadas a até 150 participantes na programação dedicada à gastronomia, das 13 às 18h00 e até 250 pessoas para o seminário, que acontece a partir das 18h30.

Este ano, o SAL acontece nas dependências do Splendor Hall, renomada casa de eventos da cidade.

As inscrições podem ser feitas por formulário online sem qualquer custo.

Missão do SAL O Santa Cruz Alimenta foi criada para congregar o setor de alimentos de Santa Cruz do Rio Pardo, pequena cidade de menos de 50 mil habitantes que reúne grandes marcas do setor produtivo – agro, comércio e indústria – que são reconhecidas em seus nichos de negócios pela qualidade de seus produtos e também pela sua alta capacidade de gestão.

Detentoras de prêmios e certificados de qualidades, essas marcas, juntas, faturam algo em torno de R$ 10 bilhões/ano, empregam milhares de pessoas, especialmente para o desenvolvimento da cidade, com funcionalidades diferenciadas e políticas de RH que primam pela qualidade de vida de milhares de famílias e também atuam com forte presença nas ações sociais, culturais, esportivas e ambientais da cidade.

No seu segundo ano de realização, o SAL2025 garantirá espaço para as empresas patrocinadas e convidadas no Festival Santa Gastronomia , que atraiu pessoas de toda a região no 3º domingo de agosto (17/08, este ano).

A iniciativa visa promover parcerias e aproximar ainda mais o público em geral do setor que move a cidade e elevou a renda por captação do município, hoje a mais alta de toda a região e uma das melhores do Estado de SP.

Graças ao setor de alimentos, Santa Cruz também figura entre as 100 maiores cidades do agro nacional em volume de negócios e é reconhecida como Capital do Arroz do Estado de São Paulo, pelo representativo volume de beneficiamento e comércio do grão de progresso na cidade.

Com grande volume também na produção de laranja, cana-de-açúcar, milho e soja, a cidade conquistada a sede paulista da Aprosoja, que também terá espaço no SAL2025.

Além do destaque no mercado de commodities, Santa Cruz do Rio Pardo é a cidade do Pão de Alho, graças ao grande crescimento e sucesso de Santa Massa; da pimenta, com a incrível marca DeCabrón, que revolucionou o setor nacional com sua linha de molhos; do mais doce melão do país, produzido pela Agrozan, apresenta nos mais renomados centros de comércio da capital; do leite de saquinho tipo A, produzido com alto rigor de qualidade pela Fazenda Botelho, que abastece toda a região; do sorvete de sabor artesanal produzido em escala industrial pela Sorvetes Beguetto; e, com grande destaque, do setor do pet food, com três indústrias, entre as quais, uma das líderes do mercado nacional, a Special Dog Company.

Serviço:

Link do clipe do evento de 2024: https://youtu.be/HV6cLjLr0LI?si=aSZOkGYcRsRfxQ3Z

I imagens do SAL 2024 : fotos: SAL divulgação

Inscrições: https://forms.gle/MmcBwdypSqWwZ6rU9

Credenciamento de Imprensa e informações:

cel/whats: 14 998460732

sal@santacruzalimenta.com.br

contato: Flávia Manfrin (Mtb 21563)

Mais sobre o SAL: www.santacruzalimenta.com.br


Discover more from Bom De Garfo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Bom De Garfo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading