Delícias juninas: Como Aproveitar As Festas Sem Exagerar E Sair Da Dieta

Nutricionista dá dicas de como fazer boas escolhas para comer de forma saudável e equilibrada; confira 6 opções de receitas juninas simples e leves, sugeridas pela Josapar.

Considerado um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros, as festas juninas já começaram a acontecer em diferentes regiões do Brasil. Com danças, brincadeiras e atrações que refletem a diversidade cultural do país, com cada Estado festejando ao seu modo, as comidas típicas são o maior foco dessas celebrações. Paçoca, milho cozido, pinhão, mungunzá, pipoca, quentão, entre tantos outros quitutes, são as estrelas da ocasião. Mas como aproveitar todas essas delícias sem exagerar e sair da dieta?

De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado, essa época pede equilíbrio, entretanto, é possível fazer boas escolhas para comer de forma saudável e sem renunciar aos pratos prediletos.

“Costumo dizer que o equilíbrio é a fórmula perfeita para quem quer desfrutar esses prazeres sem exagerar e perder as conquistas já obtidas com a dieta. As festas juninas estão repletas de comfort food, comidas afetivas que nutrem e dão aconchego, portanto, a questão é não deixar de comer, mas comer com moderação. Consumidos dessa maneira, o impacto é mínimo”, explica.

Segundo um nutricionista, é possível também fazer boas escolhas, pensando na redução das calorias ingeridas.

“O milho cozido, por exemplo, é rico em fibras e pode ser consumido com pouca manteiga e sal na medida, assim como a pipoca de milho natural é bem mais saudável que a pipoca de micro-ondas, e os alimentos assados são menos gordurosos que os fritos em óleo. Entre um bolo recheado e um mais simples, o segundo pode ser mais leve; da mesma forma que a canjica, o arroz doce e o curau, se feitos em casa, podem levar ingredientes light ou sem açúcar, e se tornarem menos calóricos”, Orient Dra. Aline.

Pensando em contribuir com receitas juninas simples, folhas e seguindo esse apelo saudável, a Josapar , detentora das marcas Tio João , Meu Biju , SupraSoy e Azeite Nova Oliva , preparou algumas dicas práticas e nutritivas. Cuzcuz de tapioca, pipoca doce proteica, e torta de arroz com tomate e palmito estão entre as opções da companhia.

Confira:

Ingredientes

Calda:

– 1 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original (130 g)
– ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)

– ½ xícara (chá) de água quente

Cuscuz de Tapioca:
– ½ xícara (chá) de leite de coco (100 ml)
– ¼ de xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original (32 g)
– 2 colheres (sopa) de açúcar

– ¼ de xícara (chá) de coco ralado
– 1 xícara (chá) de tapioca granulada
– Coco fresco para decorar

Modo de preparo

Para fazer a calda, coloque no liquidificador o SupraSoy Sem Lactose Original , o açúcar, e a água e bata por 1 minuto. Passe para uma molheira e leve à geladeira até a hora de servir.

Para o cuscuz de tapioca,em uma panela, mistura o leite de coco, SupraSoy Sem Lactose Original , o açúcar e leve ao fogo médio até levantar fervura. Despeje sobre a tapioca granulada e deixe-a hidratando por 30 minutos.

Junte o coco ralado, misture e coloque em uma assadeira pequena (18 x 28 cm), apertando bem com as costas de uma colher. Polvilhe com o coco fresco, corte em quadrados e sirva com a calda gelada.

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de milho para pipoca

– 4 colheres (sopa) de óleo de milho

– 4 colheres (sopa) de açúcar demerara

– ½ xícara (chá) de água

– 1 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original

Modo de preparo

Em uma panela grande, leve ao fogo alto o óleo, o milho, a água, o açúcar e a mexa bem. Baixe o fogo, tampe a panela e aguarde até que todos os grãos estejam completamente, sacudindo a panela com cuidado. Retire as pipocas já caramelizadas da panela e coloque-as em um refratário, polvilhe o SupraSoy Sem Lactose Original e mexa bem.

Sirva em seguida.

Ingredientes

– 4 dentes de alho picado
– 1 cebola picada
– 500 ml de água
– 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada
– 1 abobrinha cozida, cortada em cubos
– 1 pimentão vermelho cozido cortado em cubos
– 1 pimentão verde cozido cortado em cubos
– 1 pimentão amarelo cozido, cortado em cubos
– 1 lata de milho
– 1 cenoura cozida, cortada em cubos
– 200 ml de molho de tomate
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– 1 xícara (chá) de Arroz Branco Tio João cozido
– 3 ovos de codorna cozidos, cortados ao meio
– 2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva

Modo de preparo

Prepare o Arroz Branco Tio João de acordo com as instruções da embalagem e reserva.
Em uma panela, aqueça o Azeite Nova Oliva e frite a cebola até que fique transparente, acrescente o alho e refogue por 2 minutos até ficar douradinho, coloque a água e espere ferver.

Em seguida, vá juntando a farinha de milho, misturando sempre com uma colher de pau ou silicone; baixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, por aproximadamente 10 minutos. Posteriormente, adicione as leguminosas, o arroz já cozido e a mexa.

Coloque o sal, a pimenta, o molho de tomate, misture bem e desligue.


Unte com azeite uma forma com vista central, disponha os ovos de codorna no fundo e coloque a massa do cuscuz aos poucos, pressionando com a ajuda de uma colher para que fique bem firme.

Leve para a geladeira até esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

Ingredientes

– 3 ovos
– 2 colheres (sopa) de creme vegetal
– 2 latas de milho drenadas
– ½ xícara (chá) de adoçante culinário para forno e fogão
– ½ xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original

– ½ xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 1 ½ xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque os ovos, o creme vegetal, o milho, o adoçante culinário, o SupraSoy Sem Lactose Original , a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata em velocidade alta durante 7 minutos, ou até que fique uma mistura dinâmica.

Desligue o liquidificador, adicione o coco ralado e despeje a massa em uma forma com furo no meio (20 cm de diâmetro) untada e enfarinhada.

Leve o bolo para assar no forno pré-aquecido a 180⁰ C por cerca de 50 minutos, ou até que, ao esperar um palito na massa, saia limpa e úmida.

Desenforme de manhã e sirva polvilhado com canela em pó.

Ingredientes

– 9 espigas de milho
– 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
– ½ xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original (65 g) dividida em 500 ml de água
– Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo

Retire os grãos de milho da espiga com uma faca e bata-os no liquidificador com 500 ml de água, utilizando o botão ‘pulsar’. Passe pela peneira, apertando bem com uma colher para retirar todo o suco. Coloque o suco de milho em uma panela, junte o açúcar e SupraSoy Sem Lactose Original e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 25 minutos ou até engrossar.

Sirva em pequenas tigelas, deixe esfriar e polvilhe açúcar e canela.

Ingredientes

– 2 tomates em cubos e sem sementes

– 280 g de palmito em cubos

– Orégano a gosto

– 200 g de queijo parmesão ralado grosso

– Sal e pimenta a gosto

– Azeitona picada e presunto (opcional)

– 2 xícaras (chá) de leite

– 3 ovos

– 3 xícaras (chá) de Arroz Branco Tio João cozido

– ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva

– 1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque os tomates, o palmito, o orégano, o queijo parmesão, uma pitada de sal (se desejar, umidade e presunto), mistura bem e reserva. Em um liquidificador, adicione o leite, os ovos, o arroz, o Azeite Nova Oliva e bata por 5 minutos até a massa ficar lisa, sem grumo de arroz. Por último, 1 colher (sopa) de fermento químico e mistura para mistura. Em uma forma retangular untada, despeje metade da massa e espalhe. Adicione a mistura dos ingredientes que estava reservado com a ajuda de uma colher, espalhando por toda a forma. Despeje o restante da massa de modo que fique uniforme, salpique um pouco de orégano e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C, por 25-30 minutos ou até dourar. Espere esfriar e desenforme para servir.

Mais informações

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio João e SupraSoy . Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João .

Sobre Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional no mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção.

A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado.

Além do tradicional Arroz Tio João, o Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.


Discover more from Bom De Garfo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Bom De Garfo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading