Consultada por Josapar, a nutricionista Dra. Aline Maldonado explica os benefícios da comida de verdade e como fugir do terrorismo nutricional difundido nas redes sociais.
A busca por uma vida mais equilibrada e consciente está refletindo diretamente no prato dos brasileiros.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o consumo de alimentos naturais e minimamente processados cresceu 40% nos últimos cinco anos no país, mostrando que o interesse por hábitos alimentares mais saudáveis deixou de ser tendência para se tornar uma realidade.
Consultada pela Josapar – companhia detentora das marcas Tio João e Meu Biju – nutricionista Dra. Aline Maldonado enxerga um avanço extremamente positivo a partir desse novo cenário.
“A chamada comida de verdade é aquela composta por alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas, grãos e carnes frescas. São fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos de qualidade. Quando consumidos com equilíbrio, eles fortalecem o organismo, regulam o metabolismo e previnem doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, explica.
Apesar da boa notícia, a nutricionista destaca que uma preocupação preocupante também vem ganhando espaço nas redes sociais: o terrorismo nutricional.
Muitas vezes impulsionado por influenciadores ou até mesmo por alguns profissionais, esse discurso estimula a exclusão de alimentos importantes da dieta com base em informações distorcidas ou sem respaldo científico.
“Estamos vendo frutas sendo apontadas como vilãs por conter frutose, ou o arroz com feijão – uma das combinações mais completas da nossa cultura alimentar – sendo acusado de engordar. Isso é um desserviço à saúde pública.
Arroz e feijão, por exemplo, são fontes riquíssimas de energia, ferro, fibras e aminoácidos essenciais. Não há qualquer justificativa para excluí-los de uma alimentação equilibrada”, ressalta a Dra. Aline.
Um especialista alerta que nenhum alimento, especialmente os naturais, deve ser encarado como vilão ou milagroso.
“Não existe um alimento único que cure ou prejudique tudo. O segredo não está no equilíbrio e na variedade. Quando entendemos isso, conseguimos nos alimentar com prazer, consciência e saúde”, explica.
Aliada da nutrição descomplicada e acessível a todos, a Josapar compartilha duas receitas chinesas, com o intuito de inspirar os consumidores e mostrar, de forma simples, como variado o cardápio do dia a dia com ingredientes que respeitam a essência da comida de verdade.
Confira!

Salada de 7 grãos com mostarda e mel
Ingredientes
– 2 xícaras (chá) de água
– 1 xícara (chá) de Tio João 7 Grãos com Quinoa
– Sal a gosto
– ½ xícara (chá) de queijo minas picado
– 1 colher (chá) de mostarda Dijon
– ½ colher (sopa) de suco de limão
– 1 colher (chá) de mel
– 2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva
– Tomates-cereja a gosto
– Minifolhas de agricultura a gosto
Modo de preparo
Para fazer a salada, em uma panela ferva a água e térmica o Tio João 7 Grãos com Quinoa . Tempere com sal, baixe o fogo e cozinhe com a panela semimpada por 25 minutos. Adicione o queijo e reserve.
Para o molho, adicione em um recipiente a mostarda, o suco de limão, o mel, o azeite, a mistura e a reserva.
Montagem: sobre o prato, coloque o arroz dentro de um aro, decore com os tomates-cereja e as minifolhas de agrião. Sirva com o molho.

Torta de 8 grãos com quinoa recheada de frango
Ingredientes
Recheio:
– ½ cebola picada
– 1 tomate picado
– 200 g de frango cozido e desfiado
– Azeite Nova Oliva (para refogar)
– 2 colheres (sopa) de requeijão
– Sal e pimenta a gosto
Massa:
– 1 xícara (chá) de 8 Grãos com Quinoa Meu Biju
– 2 ovos
– ½ xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
– ½ xícara (chá) de leite
– 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
– ½ colher (sopa) de fermento químico
– 1 colher (chá) de manteiga
Modo de preparo
Para fazer o recheio, em uma frigideira, refogue a cebola, o tomate e o frango desfiado. Adicione o requeijão e finalize com sal e pimenta a gosto.
Para a massa, cozinhe o 8 Grãos com Quinoa Meu Biju conforme embalagem, reserve e espere esfriar. Bata no liquidificador os ovos, o Azeite Nova Oliva , o leite, a farinha e o fermento. Depois, misture o arroz. Unte uma forma com manteiga e coloque uma mistura. Em temperatura de 180°, asse por 15 minutos ou até dourar. Retire da forma, abra a massa ao meio e recheie com o frango. Pronto! Agora, é só servir.
Mais informações
Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio João e Minha Biju . Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João .
Sobre Josapar
Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional no mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção.
A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado.
Além do tradicional Arroz Tio João, o Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

Discover more from Bom De Garfo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

