Na busca pelo sentir-se bem, por meio de texturas, histórias e afeto, o estilo resgatar a simplicidade inovadora com soluções modernas e benefícios funcionais.
Quando se fala de estilo rústico sem decoração , muitos podem pensar que se trata de algo inacabado ou maltratado pelo tempo. Mas a história não é bem por aí. Na arquitetura de interiores, essas referências são responsáveis por trazer à tona o valor da memória afetiva.
Segundo o arquiteto Bruno Moraes , à frente do BMA Studio , nas cozinhas essa proposta envolve entregar acolhimento, uma essência de ambientes que convidam ao encontro e ativam percepções sensoriais como o aroma reconfortante de um bolo saindo do forno, que automaticamente nos transportam para momentos de nossa infância.
Adotar essa identidade não significa abandonar a modernidade. ” Considere que a arquitetura contemporânea não está apenas em retratar projetos minimalistas, neutros e de linhas retas. O momento nos pede para introduzirmos ‘alma’ aos ambientes e com a cozinha não é diferente “, diz o profissional.
O que define uma cozinha rústica moderna?
É incorreto pensar que rústico está relacionado ao campo ou a casas de fazenda. Imaginando que a arquitetura não tem fronteiras e está pronta para expressar os desejos de quem habitará a morada, o estilo cabe, inclusive, em projetos urbanos ou na praia.
Para tanto, Bruno afirma que ambos em cena são a utilização de materiais com estética natural, texturas orgânicas e dos objetos com história. ” A efetividade está em selecionar aquilo que denota as marcas do tempo ou a ideia do feito à mão. E definitivamente isso corresponde ao velho”, analisa.
A cozinha rústica ganhou novas leituras que combinam o charme de antigamente com a adição de design e tecnologia.
O campestre atual nos sugere um padrão mais leve, refinado e com toques de sustentabilidade e brasilidade por meio do emprego de madeiras claras, fibras naturais, tons terrosos suaves e cerâmicas orgânicas.
Materiais e acabamentos
Os revestimentos são um dos tópicos mais relevantes para moldar uma cozinha rústica moderna, entretanto o profissional ressalta que a base do estilo está nas sobreposições de materiais quentes e frios, casos da madeira natural ou de demolição, ferro escovado, fibras trançadas, pedra rústica, argila e cerâmica artesanal que encontram equilíbrio ao lado de superfícies lisas, inox, vidros temperados, pedras sintéticas e técnicas modernas.
” Hoje temos revestimentos que simulam a rusticidade, mas com toda a resistência da tecnologia moderna. Isso facilita a manutenção e permite ousar sem medo “, argumenta Bruno. De acordo com ele, é plausível utilizar a madeira profunda – desde que bem tratada –, participando dos porcelanatos que reproduzem fielmente o visual da própria madeira ou pedra ou inserções cerâmicas que retratam os desenhos do hidráulico.
Para o charme das cozinhas, o arquiteto também sugere o uso de portas ripadas, prateleiras em madeira com iluminação embutida e vidro canelado, designando toque retrô. Na paleta de cores predominam os tons terrosos, verdes secos, cinzas quentes e nuances de areia e argila.
“ O rústico moderno aceita até o preto, se bem aplicado. Em pequenas doses, ele destaca objetos ou traz profundidade. O segredo está na harmonia entre os elementos ”, destaca.
Como um afago no coração
Além da beleza, a decoração rústica tem o propósito de contar histórias. Um conjunto de panelas temperadas em trilhos, potes de temperos à mostra, livros de receita da avó, xícaras de ágata, tábuas de madeira com marcas de uso: cada uma justifica a razão de estar ali.
A iluminação também reforça essa narrativa. Lustres de ferro, pendentes de vidro âmbar ou cúpulas em tecido cru criam uma luz quente e difusa, ideal para um ambiente que convida à permanência.
“É bem interessante um elemento dimerizável, que permite controlar a intensidade de luz. Com temperatura de 3000 Kelvin e índice de reprodução de cor acima de 90%, proporciona conforto total na hora de preparar alimentos “, destaca o arquiteto.
Quem combina com o rústico?
Ideal para famílias que desejam resgatar tradições, as cozinhas rústicas personificam aqueles que enxergam o preparo de receitas como uma expressão do morador e que gostam de receber pessoas em um ambiente aquecido. Bruno justifica a sinergia com pessoas apegadas com a memória, desejo de partículas e camadas com o sensorial que os materiais naturais protegem.
Sobre o BMA Studio
O arquiteto Bruno Moraes atua há mais de 19 anos no mercado de arquitetura e interiores, com sólida experiência em projetos e execução de obras. Formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie, Bruno iniciou sua carreira em grandes escritórios, como o renomado arquiteto Siegbert Zanettini.
Em 2017, fundou o escritório Bruno Moraes Arquitetura, com foco em projetos residenciais, reformas de apartamentos e espaços comerciais.
O crescimento exigido por obras completas levou à criação de uma estrutura própria para execução e gerenciamento de obras, com equipe especializada e treinada.
Essa expansão culminou, alguns anos depois, na transição da marca para o BMA Studio, unificando os serviços de arquitetura e execução sob um novo posicionamento, mais alinhado aos diferenciais do escritório. O BMA Studio é uma evolução da Bruno Moraes Arquitetura, mantendo a mesma essência, equipe e compromisso com a qualidade.
O escritório atua em projetos de casas, reformas, retrofits, espaços corporativos, áreas comuns de edifícios e stands de apartamentos decorados.
Conta com um aplicativo próprio para gestão de obras, otimizando processos e comunicação com os clientes.
Entre os principais clientes estão o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveterias Rochinha e um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Também participou da Mostra Casa Saudável HBC e tem obras realizadas em diversas regiões do país.
A marca já teve seus projetos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura. Bruno também assina colunas no Portal PiniWeb, apresenta o podcast de Arquitetura Corporativa para o Club&Casa Design, e foi apresentador do podcast do Viva Decora.
De 2019 a 2024, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.
Em 2023, estreou na CASACOR São Paulo com o ambiente ‘Cozinha Funcional’ e foi premiado pela VEJA São Paulo como Melhor Ambiente na categoria Cozinha Integrada ou Cozinha Gourmet.
Em 2024, retornará à mostra com o espaço ‘Acalanto e Encontros’, reafirmando seu compromisso com a inovação, funcionalidade, bem-estar e brasilidade nos projetos.
Serviço:
(11) 2062-6423
Instagram: @bmastudio
Site: https://brunomoraesarquitetura.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmastudio-brunomoraes/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLxdsdYkhO20PjnpOOm0aYQ




Discover more from Bom De Garfo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

