Salta une sofisticação e tradição brasileira no roteiro gastronômico de Lisboa

Fundado por quatro brasileiros, restaurante aposta na pluralidade de culturas e une cozinhas asiáticas e centro-americanas em Portugal.

O Salta é um restaurante fine dining que ressignifica fronteiras da culinária ao unir, de forma ousada, as cozinhas asiática e centro-americana na Europa.

Localizado em Lisboa, o restaurante foi fundado por quatro amigos brasileiros com trajetórias em cidades como Nova Iorque, Sydney, São Paulo e Copenhagen.

O projeto nasceu durante a pandemia, após um reencontro inesperado de dois dos sócios Rafael Almeida e Tomaz Reis, amigos de infância que não se viam há mais de 10 anos e se reencontraram em Portugal.

Em uma conversa à beira-mar, nasceu a ideia de abrir um restaurante que celebrasse a diversidade cultural vivida por cada um deles.

O nome “Salta” é inspirado em “Saltapatrás”, termo histórico que remonta ao cruzamento entre colonos asiáticos e nativos da América Central durante o período colonial espanhol.

Essa fusão histórica dá o tom da proposta do restaurante: uma cozinha sem rótulos, onde tradição e inovação se encontram em pratos surpreendentes.

O menu que dá sabor ao conceito possui pratos como Ceviche de Vieiras Japonesas com Dashi, Tacos de Caranguejo de casca mole com maionese de gochujang e Nigiri de Atum Bluefin, com arroz crocante, maionese picante e mogno.

As sobremesas mantêm o mesmo nível dos pratos principais, com opções como o Tempurá de Gelado com baunilha mexicana frito e calda de butterscotch, prezando pela união da criatividade e de ingredientes frescos, resultando numa experiência gastronômica única.

A cozinha do Salta é comandada por Tomaz Reis, chef executivo formado pela Le Cordon Bleu de Sydney, que traz uma bagagem internacional moldada por experiências em cozinhas da Austrália, Portugal e Brasil. Ao seu lado está Rafael Almeida, também sócio do restaurante, que traz uma visão estratégica e criativa construída ao longo de anos atuando em projetos gastronômicos e culturais também entre Portugal e Brasil.

Juntos, imprimem ao restaurante uma identidade própria, marcada por excelência técnica, multiculturalismo e sensibilidade estética.

Atualmente, o Salta consolida-se como um dos restaurantes mais bem avaliados de Lisboa, ostentando uma avaliação de 4,8 estrelas no Google, nota média de 9,2 no TheFork, baseada em mais de 1.100 avaliações, e uma nota de 4,5 estrelas no TripAdvisor.

Os clientes não destacam apenas a excelência gastronômica, mas também a atmosfera acolhedora e o serviço atencioso, que tornam cada visita uma experiência memorável.

Em maio de 2025, o restaurante reforçou sua proposta multicultural ao receber o chef mexicano Santiago Monteczuma, do prestigiado restaurante Marajó, listado no Guia Michelin da Cidade do México, para um pop-up exclusivo.

No Salta, comer é uma celebração multicultural, onde histórias de vida e sabores do mundo se encontram em cada garfada.

Serviço:

Para maiores informações:

Mengucci Imprensa e Mídia

jornalismo@menguccicomunicacao.com.br


Discover more from Bom De Garfo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Bom De Garfo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading