Vinho brasileiro Vinificado Em Anforas De Concreto, Guatambu Potter Tannat Se Destaca Na Premium Tasting.

Após ser mantido em sigilo, o nome do vinho foi revelado durante experiência enológica realizada em São Paulo.

Um vinho onde o passado se renova e os continentes se conectam , o Guatambu Potter Tannat 2024 foi um dos grandes destaques da experiência enológica Premium Tasting, que conta com 30 edições realizado em países como Argentina, Peru, Chile e, agora, Brasil, onde reuniu cerca de 300 conhecedores no WTC, em São Paulo, dia 24 de abril.

Mantido em sigilo , o nome do vinho foi revelado durante o evento , onde os apreciadores relataram detalhadamente na história, nos aromas e sabores do Potter Tannat,vinificado em ânforas de concreto a partir de um processo de resgate histórico e devalorização das peculiaridades da uva Tannat.

Nas línguas anglo-germânicas , “ Potter ” significa pessoa que fabrica potes , ceramista. “Pötter ” é, também, o sobrenome da família fundadora da Vinícola Guatambu.

“O homem desenvolveu a cerâmica e o vinho há 8.000 anos. Séculos mais tarde, os romanos inventaram o cimento eterno, onde o vinho pôde continuar a respirar entre suas paredes. Com esta feliz coincidência entre os nomes, a família Pötter resolve resgatar esta históriaelaborando vinhos em ânforas de concreto , dando origem aos legítimos rótulos Potter “, explica Gabriela Hermann Pötter , enóloga e proprietária da vinícola, e responsável por apresentar o vinho no Premium Tasting.

Lançado em lotes limitados de apenas 1.600 garrafas numeradas , o vinho Guatambu que se destacou no Premium Tasting representa a busca pela essência da uva Tannat, que encontra no coração do Pampa Gaúcho , em Dom Pedrito, o terroir ideal para expressar toda sua tipicidade.

Recentemente eleito Melhor Tinto do Brasil no Guia Descorchados 2025 , com 93 pontos, o Potter Tannat 2024 conta com 6 meses de maceração (contato e remoção de polifenóis das cascas e sementes da uva) em ânfora de concreto .

“É nosso único Tannat sem passagem em barrica de carvalho , justamente paraevidenciar a pureza desta casta no terroir da Campanha Gaúcha”, ressalta Gabriela Pötter.

Considerado um vinho nobre , pois apresenta graduação alcóolica acima de 14% , o Potter Tannat apresenta coloração rubi violáceo, aromas de amora e ameixa mesclados com amêndoas e castanhas. No paladar, chama a atenção pelo equilíbrio entre seus taninos marcantes , álcool e acidez , exibindo notas refrescantes de frutas vermelhas .

Localizada na vanguarda latitude entre 30° e 31° do extremo sul do Brasil – a mesma devinhedos emblemáticos de Mendoza ( Argentina ), Chile e África do Sul –, a Guatambu é reconhecida por expressar, com características únicas , a identidade da Campanha Gaúcha .

Atenta a cada detalhe e ao processo completo de produção , da colheita manual até a chegada da bebida na taça dos apreciadores , a Guatambu se dedica à produção devinhos e espumantes em pequena escala , que traz o selo de Indicação de Procedência Campanha Gaúcha , atestando a origem e a identidade dos rótulos produzidos na região.

O nome da vinícola é uma homenagem à árvore Guatambu , espécie nativa do Rio Grande do Sul, firme e resistente, que representa um dos pilares do compromisso contínuo da marca com práticas sustentáveis que honram e preservam o bioma e as tradições do Pampa.


Discover more from Bom De Garfo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Bom De Garfo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading