Castelões Cantina e Pizzaria recebe Selo de Valor Cultural da cidade de São Paulo e participa do programa “Patrimônio à Mesa”.
Considerada a pizzaria mais antiga do Brasil, com 100 anos de atividade, a Castelões Cantina e Pizzaria, foi reconhecida pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Valor Cultural.
A homenagem, concedida pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, valoriza a tradição, as histórias e as contribuições da casa à gastronomia paulistana.
A entrega do selo aconteceu em 4 de abril, no Teatro Municipal de São Paulo, como parte do programa “Patrimônio à Mesa”.
Além da Castelões, outros 40 estabelecimentos, entre restaurantes, padarias, empórios, bares, cantinas, pizzarias, pastelarias, panificadoras e confeitarias, também serão certificados.
Após o reconhecimento, de 8 a 13 de abril, a casa recebe o programa Patrimônio à Mesa, com uma experiência que une tradição, arte e gastronomia.
Todos os locais reconhecidos participarão da semana cultural com intervenções artísticas e sabores que caracterizam as memórias de cada estabelecimento, que estarão identificados com bandeirolas e cartazes do programa, facilitando o reconhecimento por parte do público.
Os consumidores que visitarem a pizzaria terão a chance de saborear a clássica pizza Castelões, carro-chefe da casa.
Coberta de mussarela especial selecionada, leva o molho de tomate fresco, elaborado com tomates cuidadosamente escolhidos, extremamente maduros, o que dá um toque de doçura e baixa acidez, calabresa de fabricação própria que adiciona um toque picante e de erva-doce à pizza.
No próximo domingo (13/04), às 18h, além de degustar este e mais 17 sabores, os clientes poderão acompanhar a apresentação da pianista Carla Pronsato.
“Essa é uma oportunidade única de vivenciar a tradição e o sabor da capital paulista em um ambiente repleto de história, como a Castelões”, resume Fábio Donato, master mestre pizzaiolo e proprietário da casa.
“Tenho profundo respeito pela culinária italiana e pela trajetória centenária do restaurante, e faço questão de preservar cada detalhe do legado deixado pelas gerações anteriores a mim. Para nós, a pizza é um item sagrado, símbolo da identidade da Castelões, sempre preparada com o mesmo cuidado artesanal, mantendo viva a essência que consagrou a casa como referência em São Paulo”, reflete.
Fundada em 1924, a Castelões Cantina e Pizzaria construiu uma trajetória marcada pela excelência e pelo respeito às tradições culinárias italianas.
Seu legado e influência na cultura gastronômica de São Paulo a credenciam como parte desse grupo de estabelecimentos que mantêm viva a memória afetiva da cidade.
Serviço:
Evento: Patrimônio à Mesa
Datas: de 8 a 13 de abril
Horário: das 18h às 23h
Endereço: Rua Jairo Góis 126 – Brás – São Paulo (SP)
Sobre a Castelões Cantina e Pizzaria
Fundada em 1924, por Vicente Donato e Ettore Siniscalchi, filhos de italianos das regiões da Calábria e Nápoles, respectivamente, a Castelões Cantina e Pizzaria é ícone da gastronomia paulistana, considerada a casa mais antiga de São Paulo.
Ao completar 100 anos de existência em 2024, a pizzaria de origem familiar chega a sua terceira geração sob o comando do chef cozinheiro, master mestre pizzaiolo e proprietário Fábio Donato.
No cardápio, estão os sabores fiéis da culinária italiana, como massas, aperitivos, sobremesas e as tradicionais pizzas produzidas artesanalmente, no forno centenário, construído pelo primeiro pizzaiolo da Castelões e que funciona desde a inauguração do restaurante.
Localizada no bairro do Brás, berço da imigração italiana no Brasil, a Castelões Cantina e Pizzaria se mantém como um espaço familiar e que remete às antigas cantinas de origem italiana no país, somando a sua história centenária presenças ilustres de grandes nomes das artes, políticas e do futebol.

Discover more from Bom De Garfo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

